domingo, 26 de junho de 2016

Detonerds Explica: o que é um monstro?



Por Davi Paiva.

Oi, pessoal. Tudo bem? Espero que sim.
Algumas pessoas estão com dificuldades para entender a proposta da antologia “Monstros entre Nós (não conhece? Link aqui)” e definirem qual monstro usarão.
Conforme o parágrafo 2.1. do regulamento, “o tema da antologia será sobre a relação entre humanoides e criaturas monstruosas”. Logo, vocês vão escolher um elemento humanoide e um monstro para dizer como é o convívio deles. Nos itens
2.1.2. do regulamento, há mais detalhes sobre o que é um humanoide.
O foco desta postagem é esclarecer ainda mais o que já é explicado no parágrafo 2.1.3.: o que é um monstro?
O monstro é aquele ser excepcional e mais distante possível do humano ou mesmo do reino animal. Um vampiro é monstruoso? Sim, porém, ele tem mais chances de se camuflar entre humanos que um vorme. A forma e tamanho humanoide nos trazem um padrão de conforto que não nos faz temer. Já o que foge deste padrão assusta a primeira vista. Vejam os titãs do anime Shingeki no Kyojin / Attackon Titan: apesar de serem em formato humanoide, o tamanho colossal e pequenos detalhes (bocarra, comportamento animalesco, ponto fraco, etc.) os tornam muito longe de serem confundidos com humanos.


Um titã é humanoide? Sim. Mas não é confundido com um humano...


Um monstro precisa ser algo de quatro cabeças, dois pescoços, cinco patas dianteiras e oito traseiras? Não precisa. Como eu disse anteriormente, temos um padrão inconsciente de forma, altura e comportamento. Sabemos que lobos são perigosos no mundo em que vivemos. Agora como seria encontrar um lobo do tamanho de um cavalo e ainda mais feroz que o normal? Se concordam comigo, podemos concluir que um animal gigante aliado a uma ferocidade ou inteligências excepcionais podem ser monstruosos. Filmes como “King Kong” ou “A Sombra e a Escuridão” sabem como passar essa sensação ao público.


 King Kong: um animal comum... mas um pouquiiiiiinho grande...


A ferocidade também pode ser aliada a uma aparência exótica. Moby Dick (confesso que não li, mas já estudei bastante a obra. Até um site de comparação de pessoas com personagens literários disse que eu pareço o capitão Ahab...) não é só uma baleia branca. É um animal feroz que caça navios baleeiros e arrancou a perna de um homem que a odeia com todas as forças.
Falei muito de ferocidade. Mas um monstro precisa mesmo ser feroz ou até maligno? Também não. Leões são ferozes por serem irracionais, carnívoros e não conhecerem outra forma de conseguir alimento. Todavia, nunca ouvi falar de um leão comandando uma alcateia (sim, meus amigos. Alcateia é um coletivo válido para qualquer animal selvagem) contra humanos. São eles na deles e nós na nossa.
Um monstro pode ser simpático? Pode. Para quem me conhece, sabe que eu tenho cinofobia (medo de cães). Para vocês, seus cachorros de estimação são companheiros lindos e maravilhosos. Para mim, são máquinas de matar. Cada um enxerga aquilo de acordo com o meio no qual foi criado (outra faceta muito boa de ser explorada: Rômulo e Remo foram criados por uma loba. O que uma criança adotada por uma hidra pensaria da criatura ou de caçadores?).
Um monstro pode ser inteligente? Depende do que você considera inteligência. Um Jinshin Mushi, besouro da mitologia japonesa que gera ondas sonoras e causa terremotos, sabe que não pode atacar uma cidade sozinho. Em bando, é outra história. Um dragão pode viver centenas de anos vendo os avanços da humanidade e a forma como as coisas funcionam ao ponto de poder sair de uma região mais avançada e ensinar outra região mais primitiva a avançar (em troca de ouro, diversão, alimentos, etc.). No primeiro caso temos a inteligência estratégica e no outro um exemplo de como lidar com informações.
Máquinas contam como monstros? Sim. Mary Shelley procurou mostrar que qualquer vida não criada por Deus só pode ser maligna (ou considerada maligna pela sociedade. Outro ponto que algum de vocês pode explorar...). E temos exemplos de na literatura com Festus na saga de Percy Jackson, no cinema com ED 209 em Robocop e nos quadrinhos com Ultron (que possui forma humanoide, mas jamais iria querer se camuflar entre os humanos. E sua versão cinematográfica possui um ar mais frio ainda). Entretanto, a máquina precisa ter “cara de máquina” ao contrário dos robôs de “A.I. – Inteligência Artificial”, não serem com formas tão humanoides como os robôs de “Eu, Robô” que são de tamanho igual ao de um humano ao contrário do já citado Ultron, e terem uma consciência seja ela uma linha de programação de um Exterminador ou uma inteligência de um Jarvis. Do contrário, ela será como um tanque de guerra: não é nada sem um humano para pilotá-la.


ED 209: programado, mas sem nenhum ser humano para controla-lo por dentro.


Portanto, encerro este artigo orientando-os a seguir algumas dicas do parágrafo 10.3. do regulamento: mitologias são ótimas fontes. Entretanto, podemos ampliar o leque para monstros criados na literatura, cinema, TV, seriados e jogos (desde que sejam de domínio público). Se nada aqui for atraente, vocês podem ler este texto e somarem à melhor fonte de ideias: a criatividade de vocês.
É isso. Espero que tenham gostado e deixo espaço aberto para sugestões, críticas e comentários.

Obrigado a todos(as).

Nenhum comentário:

Postar um comentário