domingo, 15 de maio de 2016

Antologia “Monstros entre Nós” - Regulamento



1. SOBRE O FORMATO DO TEXTO
1.1. O autor é livre para escolher o formato com o qual estiver mais familiarizado. Contudo, quando eu for ler e dar a devolutiva, deixarei no formato ABNT: margens superior e esquerda com 3 cm e direita com 2 cm, além de Arial 12 com espaçamento de 1,5 pt. Aqueles que quiserem já escrever neste formato já estarão dando um adiantamento. De qualquer forma, quem não escrever nele não será penalizado;
1.2. O arquivo precisa estar em .doc ou .rtf para que eu possa editar e comentar. Formato PDF, bloco de notas ou escrito no e-mail não será aceito (e dependendo, será automaticamente reprovado);
1.3. O limite de caracteres é de até 10.999 toques contando os espaços. Para aqueles que escrevem textos mais longos, aconselho-os a montar equipes para leitura e avaliação dos seus textos (leitores Beta).

2. SOBRE O TEMA
2.1. O tema da antologia será sobre a relação entre humanoides e criaturas monstruosas;
2.1.1. Por "relação", entendam qualquer forma de interação: amizade, rivalidade, veneração, tributo (uma quimera sádica pede combates até a morte em troca de proteger um vilarejo, por exemplo), parcerias contra inimigos em comum, marionetes, bichos de estimação, etc.;
2.1.2. Por "humanoides", entendam qualquer tipo de ser que se pareça humano: elfos, meio-elfos, anões, halfings (não é recomendável o uso do nome "Hobbit" por ainda ser uma criação de J.R.R. Tolkien e não ter licença liberada), anjos, demônios, vampiros, múmias, orcs, ogros, lobisomens (ou qualquer tipo de homem-fera), golems ou simples humanos;
2.1.2.1. Estou ciente que algumas criaturas fantásticas são descritas de formas monstruosas (demônios gigantes, vampiros grotescos, etc.). Todavia, pensem no contraste que eles geram ao confrontar o monstro;
2.1.3. Por "criaturas monstruosas", pensem no significado da palavra "monstro": disforme, fantástico, ameaçador, descomunal. Criaturas mitológicas, em geral, são ideais: dragões, mantícoras, hidras, krakens, leviatãs, scyllas, quetzalcoatls, unicórnios, grifos, hipogrifos, pégasos, etc. O autor também pode criar seus próprios monstros seguindo tais parâmetros;
2.1.3.1. Não será permitido o uso de criaturas que ainda estejam sob direitos autorais como uma Laracna ou um dragão Rabo-Córneo Húngaro. Todavia, os autores podem recorrer às lendas originais (J.K. Rowling pode ter criado o Rabo-Córneo, mas não é a criadora do mito dos dragões);
2.1.4. O cenário pode ser a Terra como conhecemos, uma Terra alternativa (como seria o mundo se Hitler tivesse encontrado um ovo de dragão, por exemplo), uma versão futurista ou cenários fantásticos. Como temos pouco espaço para descrição, recomendo que os autores estudem bem a técnica de criação de mundos. Aqui vão algumas sugestões:
Artigo de Graciele Ruiz sobre criação de mundos: Clique aqui
Podcast Nerdcast 435 - Criação de Mundos: Clique aqui
Vídeo de Eric Novello sobre criação de mundos: Clique aqui

3. SOBRE O CONTEÚDO DOS TEXTOS
3.1. Os textos podem falar de temas polêmicos ou tidos como tabu como sexo e violência DESDE QUE descritos de forma amena. Um assassinato, por exemplo, pode ocorrer em qualquer conto desde que não seja descrito com detalhes. A mesma ocorreria com uma cena de sexo. Uma coisa é dizer que alguém foi para a cama com uma pessoa. A outra coisa é dizer como foi toda a cena, por exemplo;
3.1.1. Esta medida tem por objetivo tornar o livro passível de ser lido pela maior quantidade possível de público, além de respeitar a ética uma vez que há chances de termos autores menores de idade participando da antologia;
3.2. Palavras de baixo calão poderão ser excluídas se consideradas excessivas ou desnecessárias e o autor será informado disso nos feedbacks.

4. SOBRE A QUANTIDADE DE TEXTOS POR AUTOR
4.1. Cada participante poderá mandar apenas um conto;
4.2. Cada participante pode mandar quantas ideias quiser dos contos que tenha em mente buscando auxílio. Tais sinopses podem ser enviadas para davi_paiv@hotmail.com com o título "Monstros entre Nós - sinopse".

5. SOBRE A QUANTIDADE DE TEXTOS NA ANTOLOGIA
5.1. A antologia será publicada com, no mínimo, 9 textos aprovados e cujos autores pagarem a taxa descrita no parágrafo 9.2., bem como assinarem o contrato. E ela não terá limite de participantes. O que significa que todos que atingirem os objetivos serão aprovados.

6. SOBRE O PRAZO E O MÉTODO DE ENVIO
6.1. O envio será feito ao meu e-mail pessoal: davi_paiv@hotmail.com. No campo do assunto, vocês irão escrever "Monstros entre Nós - Conto para Avaliação" e o arquivo deve ser anexado. No e-mail, coloquem o nome completo de vocês, o nome de autor e data de nascimento;
6.2. O prazo é do dia 01/06/2016 até às 23h59 de 01/10/2016. É um tempo razoável e servirá não só para os autores estudarem como também mandarem seus contos e reescreverem conforme necessário;
6.2.1. Se necessário, o prazo será prorrogado. Todos serão comunicados dentro do grupo de Facebook que será montado para estudos. Seja como for, a tolerância será zero para qualquer desrespeito ao prazo no parágrafo 6.2. ou ao novo. Não aceitarei textos incompletos e não darei nem um minuto a mais para envio.

7. SOBRE PARCERIAS/CROSSOVERS
7.1. É permitido que dois ou mais autores se unam para que seus contos se passem no mesmo cenário/tempo. Só peço que os interessados me comuniquem e discutam suas ideias comigo.

8. SOBRE MÉTODO ORGANIZACIONAL
8.1. Como já informado no parágrafo 6.2.1., será montado um grupo de Facebook para discussão do tema, comunicar novidades do projeto e deixar os autores entrosados e motivados. Para tanto, é necessário que todos me adicionem no Facebook (https://pt-br.facebook.com/davipaivaescritor)

9. SOBRE A EDITORA E TAXAS
9.1. A antologia Monstros entre Nós será publicada pela Darda Editora. Maiores informações sobre a mesma podem ser encontradas aqui: www.dardaeditora.com.br;
9.2. Uma vez aprovado, o autor compromete-se a assinar um contrato, enviá-lo à editora, pagar uma taxa de R$ 70,00, que será usada para revisão, diagramação, impressão e envio do exemplar de autor. Se ele quiser exemplares para venda ou doação, ele poderá comprar com a editora.

10. MATERIAIS PARA ESTUDO
10.1. Estou ciente que muitos autores novos e até alguns veteranos têm dificuldades em entender e assimilar aspectos da escrita. Em minhas antologias, recomendo leituras de livros e artigos além de ouvir podcasts que ajudem os participantes a entenderem detalhes de criação de bons textos, compreensão do que é o gênero conto e materiais sobre o tema.
Para compreender o que é a escrita de modo geral, recomendo:
Blog Bookworm Scientist: Clique aqui
Blog Overshock (quadro "A Oficina"): Clique aqui
Blog Ronize Aline: Clique aqui
KIEFER, Charles. PARA SER ESCRITOR. São Paulo. Leya, 2010;
KOHAN, Silvia Adela. COMO ESCREVER DIÁLOGOS. Belo Horizonte. Gutenberg, 2013;
KOHAN, Silvia Adela. COMO NARRAR UMA HISTÓRIA. Belo Horizonte. Gutenberg, 2013;
KOHAN, Silvia Adela. OS SEGREDOS DA CRIATIVIDADE. Belo Horizonte. Gutenberg, 2013;
Podcast 30 min #88 - Qualquer um pode ser escritor?: Clique aqui
Podcast Nerdcast 215 sobre a profissão autor: Clique aqui
Série de livros Book-in-a-box da DVS Editora (ordem de leitura: Mario H. Prado, Nano Fregonese, Camila Piettro, Luiz Carlos Osório e Tony Correia): Clique aqui
VOGLER, Christopher. A JORNADA DO ESCRITOR 2ª Ed. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2006;

10.2. Para compreender o que é o conto, recomendo:
Artigo "O Conto como Dizem": Clique aqui
GOTLIB, Nádia Battella. TEORIA DO CONTO. São Paulo. Ática, 2004;
MARIA, Luzia de. O QUE É CONTO. São Paulo. Brasiliense, 1992;
MORETTO, Marco Antonio Palermo. ESCREVER CONTOS NÃO É UM BICHO-DE-SETE-CABEÇAS. Rio de Janeiro. Ciência Moderna, 2009;

10.3. Para compreender o que é o tema, recomendo:
Livros, filmes, jogos, desenhos e seriados sobre a temática do monstro (mitologias em geral são ótimas fontes) conforme descrita no regulamento item 2.
10.4. Mais materiais sobre técnica e o tema serão divulgados no grupo de Facebook descrito no parágrafo 8.

11. MATERIAIS PARA ESTUDOS ESPECÍFICOS
11.1. Alguns autores sabem o que é conto, mas não sabem fazer uma boa abertura. Outros fazem bons diálogos, mas colocam Deus Ex Machina.
Para ajudar tais pessoas, recomendo os seguintes estudos específicos:
11.2. Para fazer boas aberturas:
Blog Bookworm Scientist - A Maldição do Primeiro Capítulo: Clique aqui
Blog Ronize Aline - 5 formas de escrever uma frase de abertura arrebatadora: Clique aqui
Blog Ronize Aline - 6 coisas que devem constar no início do livro: Clique aqui
Podcast 30 min #06 - 6 grandes inícios de livros: Clique aqui
Revista Bula - Os 15 melhores começos de livros da literatura universal: Clique aqui
11.3. Para fazer boas cenas:
A Oficina #16 - Cena: Clique aqui
Blog Ronize Aline - 10 passos simples que irão melhorar sua cena: Clique aqui
11.4. Para fazer boas descrições:
A Oficina #8 - Descrições: Clique aqui
Blog Ronize Aline - Melhore a descrição de suas cenas: Clique aqui
11.5. Para fazer bons diálogos:
A Oficina #7 - Diálogos: Clique aqui
Blog Ronize Aline - Como escrever diálogos melhores: Clique aqui
Blog Ronize Aline - Diálogos: como pontuar corretamente: Clique aqui
11.6. Para EVITAR "Deus Ex Machina", "Cliffhangers" no final do texto e outras coisas que prejudiquem o conto:
A Oficina #18 - Cliffhangers: Clique aqui
Blog Bookworm Scientist - Deus Ex Machina: Clique aqui
Blog Ronize Aline - 3 erros que dispersam a atenção do leitor: Clique aqui
Podcast 30 min - Deus Ex Machina e outras formas de estragar um livro: Clique aqui
11.7. Para conhecer o plot twist e elaborar um:
Blog Ronize Aline - Plot: o que é e como criar um: Clique aqui
11.8. Para elaborar narrativas com bom uso da técnica do Ponto de Vista:
A Oficina #14 - Ponto de Vista: Clique aqui
Blog Bookworm Scientist - Consequências dos diferentes POVs: Clique aqui
Blog Ronize Aline - Como escolher o ponto de vista: Clique aqui
11.9. Para nomear personagens:
Blog Ronize Aline - Como Escolher Nome de Personagem: Clique aqui
Blog Crítico 6 [sobre RPG, mas o artigo tem qualidade] - 10 Dicas como Dar Nome ao Seu Personagem: Clique aqui [apesar do item 3, onde não vejo problemas em mesclar nomes com a língua portugesa como Jikki Caçador ou Pesadelo Killdemal]
Wikihow: Clique aqui

12. SOBRE OS MÉTODOS DE CORREÇÃO
12.1. Todos os textos passarão por, no mínimo, 3 etapas de correção;
12.1.1. Na correção 1 (C1), o autor manda o seu texto, eu irei lê-lo, fazer comentários usando o recurso de comentários do Word e ainda dar um relatório final do conto e mandá-lo de volta via e-mail. O autor irá reescrevê-lo ou conversar comigo a respeito das correções e vamos procurar chegar a um denominador comum;
12.1.1.1. A C1 não tem previsão de quando acaba. Se eu tiver que revisar um conto duas ou dez vezes, assim o farei. E é recomendável que o autor tenha espírito participativo e aceite corrigir o conto quantas vezes forem necessárias;
12.1.2. Na correção 2 (C2), o conto já aprovado é encaminhado para a Darda Editora que irá corrigir os erros de ortografia, pontuação, acentuação e concordâncias nominal e verbal. O autor irá receber o trabalho via e-mail e irá aprovar ou não a correção, bem como dar sugestões de inclusão de algum termo (não violando o limite no item 1.3. do regulamento) ou mesmo trocas de palavras que ele não usaria;
12.1.3. Na correção 3 (C3), o autor receberá o PDF do miolo do livro em seu e-mail, revisado, diagramado e com os contos dos outros autores. Nesta etapa, ele irá apenas checar se está tudo em ordem. Inclusões, exclusões ou trocas não serão permitidas nesta etapa;
12.1.3.1. Nesta etapa, é recomendável que o autor olhe também o texto de seus colegas. Uma antologia se faz com vários textos e uma boa antologia se faz com trabalho em equipe.
12.2. Para exemplificar, vamos a um exemplo:
C1: “Marcos, parou de atirar e vil seu irmão, descrente de sua própria habilidade, pegar um rifle e dizparar contra o inimigo”. Neste caso, trecho “descrente de sua própria habilidade” é excluído, pois viola o Ponto de Vista de Marcos, que não tem como saber o que o irmão sente/pensa (maiores informações no item 1.7. do regulamento).
C2: “Marcos, parou de atirar e vil seu irmão pegar um rifle e dizparar contra o inimigo”. Aqui, a primeira vírgula seria excluída (não se separa sujeito e verbo na maioria dos casos), a palavra “vil” seria trocada por “viu” e a palavra “dizparar” seria corrigida.
C3: “Marcos parou de atirar e viu seu irmão pegar um rifle e disparar contra o inimigo”. Aqui, o autor só checaria se está tudo em ordem. Se ele quisesse mudar o nome de Marcos ou dizer que o irmão disparou rapidamente, não seria permitido.

13. RECLAMAÇÕES, CRÍTICAS E SUGESTÕES
13.1. Todas as opiniões serão ouvidas se enviadas pelo canal correto: e-mail para davi_paiv@hotmail.com com o título "Monstros entre Nós - Reclamação/Crítica/Sugestão".

14. CONSIDERAÇÕES FINAIS
14.1. Essa será a segunda antologia que organizo. Espero que os participantes aprendam o que não souberem, coloquem em prática o que já souberem, se enturmem e realizem uma participação que os traga satisfação, orgulho e felicidade.

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