domingo, 15 de fevereiro de 2015

Por que vale a pena gostar do Homem-Aranha?




Por Davi Paiva





Em qualquer área, sempre há aquela pessoa ou grupo que muda todo o panorama e a forma como vemos ou executamos a atividade. E o mundo dos quadrinhos não é exceção. Antes, os heróis eram sempre taxados como bons e queridos por todos ao passo que seus inimigos eram sempre maus. Não havia problemas pessoais com relação a meio de vida e a figura do protagonista sempre era retratada em um adulto já na casa dos trinta anos.





                                                           
                                                              O criador e a criatura




A criação de Stan Lee e Steve Ditko em 1962 veio para quebrar esse paradigma. Peter Parker é um jovem nerd que entre a mordida de uma aranha radioativa e o aprendizado do significado da frase “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, percorre uma jornada rumo à fama e ao dinheiro — afinal, qualquer pessoa que descubra um dom especial vai querer ganhar algo com isso — que acaba com a morte de seu tio. Fato que marcará a sua vida para sempre.





                                  Homem-Aranha: Um herói além de UM uniforme 



Ao contrário da criação de Bob Kane pela DC Comics, o “herói ou ameaça” da Marvel não deixa que tal fato o torne uma pessoa séria demais ou amarga com a vida. Parker se dá ao luxo de combater inimigos e caçoar deles ao passo em que convive diariamente com a difamação de seu patrão no jornal Clarim Diário ou com as dívidas. Como já foi visto, o mundo dos heróis é formado por “homens feitos” e Peter é só um estudante do ensino médio tentando tirar sua graduação em meio às tarefas de cuidar de uma tia idosa, manter um emprego, pagar as contas, combater o crime... E relacionamentos esporádicos — outro destaque: Peter quebra o paradigma de “nerd não pega ninguém” e faz uma grande fila de namoradas.








                 As três namoradas mais populares do Homem-Aranha(sim.Ele teve outras)




Quando uma pessoa lê ou assiste alguma obra, ela quer se identificar com algum personagem. E o que o Homem-Aranha faz com seus leitores é justamente isso: sua área de atuação é palpável, seu modo de vida é tangível e seus problemas são reais. Muitas vezes nos sentimos culpados pelas nossas omissões, ficamos tristes por não termos recursos para comprar aquilo que queríamos ou bem que queríamos falar com aquela garota da escola/curso que nos atrai e ficamos parados por não termos em quem nos espelhar para dizer “eu posso mostrar que sou uma pessoa legal”.




                                                     O herói de mil faces



E há 53 anos, sabemos o que fazer. Adquirimos o conhecimento. E conhecimento é poder. E com grandes poderes...

           


                                                     Obrigado a todos(as).

Nenhum comentário:

Postar um comentário